quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Quando se dorme, perde-se os sentidos na seguinte ordem: visão, paladar, olfato, audição e tato. O tato é o sentido que desperta ao mais leve toque sobre a pele. Ele é o vigia do corpo adormecido. Na hora de acordar, os sentidos voltam nessa ordem: tato, audição visão, paladar e olfato.


O período mais longo que uma pessoa já conseguiu ficar sem dormir foi de aproximadamente doze dias. Napoleão Bonaparte dormia quatro horas por noite, enquanto Albert Eintein precisava de dez horas de sono.

OS ESTÁGIOS DO SONO:
O ciclo do sono é formado por cinco estágios e dura cerca de noventa minutos podendo chegar a 120 minutos. Ele se repete durante quatro ou cinco vezes enquanto se dorme.

PRIMEIRO ESTÁGIO:
Começa com uma sonolência. Dura aproximadamente cinco minutos. A pessoa adormece.

SEGUNDO ESTÁGIO:
A pessoa já dormiu, mas ainda não profundamente. Dura em torno de quinze minutos.

TERCEIRO ESTÁGIO:
É hora de entrar num repouso mais profundo. Outros cinco minutos.

QUARTO ESTÁGIO:
São quarenta minutos de sono profundo. É muito difícil acordar alguém nessa fase de sono. Depois, a pessoa retorna ao terceiro estágio (cinco minutos) e ao segundo estágio (mais quinze minutos). Entra, então, no sono REM.

REM: Significa RAPID EYES MOVEMENT (movimentos oculares rápidos). É o estágio em que sonhamos e nossos olhos se movimentam rapidamente. Dura cinco minutos.

Categories:

0 comentários:

Subscribe to RSS Feed Follow me on Twitter!