quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

A pele é o maior órgão do corpo humano. Num adulto médio, ela tem 2 metros quadrados de extensão. Sua espessura varia de meio a seis milímetros, dependendo da área em que se encontra. Corresponde a 16% do peso total do corpo. Funciona como uma capa que protege os órgãos internos.

Ela é composta por:
- EPIDERME: é a camada que pode ser vista, formada por células mortas ou prestes a morrer.
- DERME: Fica logo abaixo da epiderme e contém a raiz dos pelos, terminações nervosas e vasos sanguíneos, além do colágeno, que dá elasticidade à pele.
- HIPODERME: Região que apresenta as gorduras, veias e músculos.

GRAUS DE PERIGO:
- QUEIMADURAS DE PRIMEIRO GRAU: São superficiais e atingem somente a epiderme. A área fica bem vermelha e arde, mas normalmente sara em poucos dias. É o caso do bronzeamento de sol.

- QUEIMADURAS DE SEGUNDO GRAU: Afetam toda a pele, menos a hipoderme. Geralmente formam bolhas. As feridas demoram mais a cicatrizar e podem deixar marcas. Podem ser causadas pela exposição demasiada ao sol, por água quente e mesmo pelo atrito produzido por um sapato novo.

- QUEIMADURAS DE TERCEIRO GRAU: Produzem lesão em todas as camadas da pele e alguns tecidos. A área ao redor da queimadura não dói, pois esse ferimento destrói as células nervosas. Sua coloração é enegrecida e os ossos ficam expostos. A vítima pode entrar em choque. Podem ser provocadas por fogo e ácido.

Achei melhor colocar essa foto da queimadura de 3º grau, pois as outras que eu tenho são demasiadamente fortes e quero poupar os leitores dessas imagens chocantes.
Categories:

0 comentários:

Subscribe to RSS Feed Follow me on Twitter!