segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Que tal começar o ano com um controle de contas e fugir do aperto no final? Todo final de ano é a mesma coisa. Os boletos de pagamentos acumulam na mesma proporção que os cabelos brancos insistem em aparecer...Então vamos criar um controle bem simples sem fórmulas difíceis e bem prático. Mesmo quem não tem muita afinidade com o Excel pode tentar... é bem fácil.

Pra começar, abra o programa e adicione treze planilhas. Uma para cada mês do ano e a última para a totalização dos valores. Para adicionar planilhas clique no botão Inserir Planilha.

Se alguma planilha ficar escondida, posicione o cursor no botão de expansão da barra de rolagem horizontal, quando o cursor se transformar em uma seta dupla, clique a arraste para a direita. Assim a área de visualização das abas de planilhas ficará maior.


Agora vamos renomear as planilhas. Dê dois clicks rápidos na aba da planilha e escreva um nome nela. Sugiro as iniciais de cada mês do ano.



E assim sucessivamente até a última. Essa deverá se chamar Total.
Agora vamos á digitação dos dados da planilha. Serão no total treze planilhas. Para não ter que digitar treze vezes a mesma coisa, ou selecionar, copiar e colar em todas, vamos a um truquezinho do Excel. Clique a aba Jan (a primeira), pressione a tecla Shift e mantenha pressionada, clique na aba Total (a última). Pronto! Agora todas estão selecionadas e o que for digitado, formatado, apagado ou movido na primeira planilha, é feito simultaneamente nas outras.
Digite os dados como estão aqui na figura abaixo. Observe as linhas e colunas pra não dar erro depois na fórmulas quando nos referenciamos à elas.
Essa é a continuação dos dados, observe que começa na coluna E.
Depois da digitação pronta, vamos ás fórmulas...Primeiro vamos ao controle de proventos ou renda do João...
Clique na célula do sub-total e escreva a fórmula da soma: =soma(D3:D9) e depois pressione Enter. Vai aparecer 0 (zero) porque ainda não digitamos os valores de salários e outras fontes de renda.

Agora vamos aos cálculos da renda da Maria:

Clique na célula do sub-total e digite a fórmula: =soma(D12:D17) e depois pressione Enter. Aqui também vai aparecer 0 (zero) porque ainda não digitamos os valores de salários e outras fontes de renda.
Para saber quanto foi a renda familiar, outra fórmula e nem precisa usar a função Soma.
Clique na célula Total e digite a fórmula: =D10+D18. Essa formulazinha soma os valores da totalização da renda do casal.

Para formatar em moeda...

E clique no botão Formato de Número e Contabilização.
Agora vamos usar a função condicional SE para verificar se a renda foi maior que a despesa ou não. Clique na célula ao lado de Crédito e digite a fórmula.
Veja a fórmula na figura acima:
Que diz o seguinte: Se o H35 (o gasto) for menor que D19 (total da ganhos), então faça o D19 menos o H35, ( daí ele mostra o saldo positivo) senão exiba 0 (zero).

Agora a fórmula do Débito.

Veja a fórmula na figura acima que nos diz o seguinte:
Se o H35 (o gasto) for maior que D19 (total da ganhos), então faça o H35 menos o D19, ( daí ele mostra o saldo negativo) senão exiba 0 (zero).
Se for digitado algum valor, já são exibidos os resumos. Veja baixo...
Agora uma maneira do Excel nos alertar caso ocorra um débito nas contas.
Clique na célula ao lado da situação e digite a fórmula:


=se(C22>c23;"Você tem Créditos";"Você está em Débito").

Se o total de receita for menor que o total de despesas, então Você tem Créditos, senão Você está em Débito.
No final da colunas das despesas, também é necessário a totalização dos gastos. Clique na célula H35 e digite: =SOMA(H3:H34). Se você ainda não digitou nehum valor, vai aparecer 0 (zero).

Tá quase, tá quase..

Agora remova a seleção múltipla de planilhas.. clique em qualquer planilha que não seja a Jan e vamos à última planilha, a Total e digite a fórmula em H3:

=soma(Jan:Dez!H3).

Assim o Excel vai procurar todos os valores contidos em H3 de Jan a Dez. O sinal de (!) exclamação serve para separar o intervalo de nome das planilhas do endereço a ser pesquisado.
Depois de tanto suar a camisa, uma boa notícia.

Faça o primeiro cálculo e pressione Enter. Depois clique na célula de novo. Posicione o cursor no canto inferior direito da célula, quando ele se transformar em uma cruzinha, dê dois clicks rápidos. Toda a coluna é calculada automaticamente seguindo as referências relativas como base.


Quando chegar o momento de digitar os valores de Janeiro, vá até as células apropriadas de mercado, combustível, prestações e veja que todos serão totalizados na planilha final.
Assim no final do ano você terá um relatório completo de todos os gastos do ano.

Mas cuidado, pode ser assustador. Eu já me apavorei várias vezes.

Quem é seguidor do Blog Coizaradas e quiser essa planilha pronta, faça um comentário nessa postagem e deixe seu e-mail para envio.

Se você gostou do post, não gostou, tem dicas, sugestões..comente...
Tem coisas nos programas que chegam a ser irritantes mesmo. Você já digitou uma palavra e o programa trocou por outra sozinho? E por mais que você tente, ele manda e desmanda na sua máquina?! Pois é... Vai explicar que são coisas diferentes...


A maioria dessas substituições automáticas acontecem por causa de um recurso chamado AutoCorreção.
No Word é possível usar o recurso AutoCorreção para corrigir palavras digitadas incorretamente ou com erros de ortografia, assim como inserir símbolos e outras partes de texto. O recurso AutoCorreção está definido por padrão com uma lista de erros de ortografia e símbolos que ocorrem normalmente no idioma em uso, mas é possível modificar a lista usada pelo recurso AutoCorreção.
Para usar e configurar a AutoCorreção no Office 2007, clique no botão do Office no canto superior esquerdo. Clique em Opções do Word e em seguida em Revisão de Texto.
O AutoCorreção também pode corrigir uma palavra escrita incorretamente se a palavra for parecida com alguma no dicionário principal de verificação de erro de ortografia.

Corrigir duas Iniciais Maiúsculas consecutivas
· Corrige o texto se duas maiúsculas consecutivas forem digitadas

Colocar a primeira letra de frase em maiúscula
· Se a frase for iniciada com letra minúscula, o Word troca por maiúscula
Colocar a primeira letra da célula em maiúscula
· Em uma tabela ou texto, o Word formata a primeira letra da célula em maiúscula. Acontece que em muitos casos existe uma abreviatura com ponto final no meio da frase. O Word vê como uma nova frase depois do ponto e insiste em colocar letra maiúscula. Olha o exemplo:
Novo Dir. De Marketing assume na sexta-feira.
Para corrigir, clique no botão Excessões e escreva as terminações onde o Word não deverá colocar maiúsculas após o ponto.
Colocar nomes dos dias em maiúscula
· Coloca nomes dos dias em maiúsculas, melhor deixar desligada a opção, pois considera o verbo ter como inicial de terça-feira e troca a inicial do verbo por maiúsculas
Corrigir uso acidental da tecla CAPS LOCK.
· Corrige a digitação invertida com o cAPS lOCk ligado e desliga o uso da tecla automaticamente.
Se for digitado cOIZARADAS quando for dado um espaço no final o Word corrige por Coizaradas e ainda desliga a tecla CAPS LOCK.

COMO FUNCIONA A LISTA DE AUTOCORREÇÃO
É possível usar o recurso AutoCorreção para fazer o seguinte:
- Detectar e corrigir automaticamente erros de digitação e palavras com erros de ortografia:
Por exemplo, se você digitar caxa mais um espaço, o AutoCorreção substituirá que você digitou por caixa. Ou, se você digitar Esa é a caxa mais um espaço, o AutoCorreção substituirá por Essa é a caixa.
- Inserir símbolos rapidamente:
Por exemplo, digite (c) para inserir ©. Se a lista de entradas internas da AutoCorreção não contém os símbolos que deseja, será possível adicionar entradas.

- Inserir rapidamente qualquer parte longa de texto:
Por exemplo, se você precisar digitar repetidamente uma frase como a razão social de uma empresa, com CNPJ, endereço, telefone e e-mail, poderá configurar o programa para inserir automaticamente o texto ao digitar um atalho.
Na caixa Substituir escreva um atalho para seu texto. Umas cinco letras tá bom..
Na caixa Por, escreva o texto por extenso e escolha Adicionar.
Volte para o Word, digite seu atalho e pressione Enter. Pronto, aí está seu texto sem a necessidade de digitar todo santo dia a mesma coisa.
Subscribe to RSS Feed Follow me on Twitter!