sábado, 23 de julho de 2011

De uma maneira bem clara e simples, imagens vetoriais são figuras formadas por linhas e traços e criadas a partir de cálculos matemáticos. Os algoritmos descrevem a forma do desenho e quando as figuras são redimensionadas, os cálculos são refeitos e o desenho não perde a qualidade ou nitidez.

Em preenchimentos uniformes, ou de cor única, o programa apenas repete o padrão de cor e não precisa armazenar as cores em cada pixel como acontece nas imagens matriciais ou rasterizadas.

Desenhei essa moto Ducati usando o CorelDRAW, objeto por objeto (768 no total) com linhas e polígonos e aos poucos adicionando as cores...

Aplicando zoom na roda dianteira, enquanto imagem vetorial, percebe-se os detalhes muito mais nítidos (embora para a postagem tive que converter em JPG)....

Essa imagem abaixo, a mesma figura, porém rasterizada com a mesma ampliação, já aparece o serrilhado na imagem, inexistente no vetor.

Com os programas de desenho vetorial, é possível criar desenhos simples e complexos utilizando as ferramentas de traço e preenchimentos.


Vejam nessa ampliação que a qualidade de imagem permanece inalterada quando for um vetor.


O que fazer para aprender a utilizar e quem sabe tornar a área gráfica uma profissão rentável? Se você não tem experiência nenhuma com esses softwares, procure um bom curso de no mínimo 40 horas... Senão você vai ter só o básico e eu falo com experiência de mais de 15 anos em artes gráficas.

Depois, a segunda dica: DEDICAÇÃO. Teste, refaça, leia o Help dos programas, aqui mesmo no blog Coizaradas tem dicas desses programas de desenho. Não é porque hoje é feriado, sábado ou domingo que não se pode aprender nada.

Formatos mais comuns de imagens vetoriais:
- SVG: Padrão para gráficos vetoriais recomendado pela W3C.

- CDR: Formato proprietário da Corel®

- AI: Formato de vetor Adobe Illustrator

- EPS (Encapsulated Post Script)

- CMX - Corel Presentation Exchange

- WMF - Windows Meta File

Quais são os programas mais usados na área de desenho Vetorial?


CorelDRAW - O CorelDraw é um programa de gráfico vetorial em duas dimensões e é desenvolvido pela Corel Corporation, Canada. Possibilita a criação e a manipulação de desenhos artísticos, publicitários, embalagens, rótulos, capas de CD's, de livros etc...


Illustrator: O Illustrator é um programa de desenho e edição de gráficos vetoriais da Adobe Systems. O Illustrator vem conquistando o mercado por causa da sua compatibilidade com o Photoshop, e é claro, por ser um programa bastante profissional.


Inkscape: Também para gráficos vetoriais, mais simples, mais leve e o melhor de tudo: GRATUITO. O Inkscape trabalha originalmente com arquivos no formato SVG.


Onde conseguir os programas?

Com excessão do Inkscape, todos os programas são pagos, mas você poderá baixar uma versão para testes nos sites dos fabricantes.







quinta-feira, 21 de julho de 2011

O excesso de chuvas nos últimos dois dias provocou uma das maiores enchentes da última década no Vale do taquari. Alguns municípios estão sem energia elétrica em alguns bairros e centro, outros ainda estão transportando moradores atingidos pela água para salões ou ginásios de esporte até o rio volte ao nível normal.

Arroio do Meio é uma das cidades atingidas pela enchente e o jornal O Alto Taquari por meio de seu portal de notícias publica fotos de seus jornalistas e também de leitores que enviam fotos para publicação. Vejam algumas delas aqui e mais informação no portal do Alto Taquari.

Motorista se arrisca na travessia da rua Maurício Cardoso
Foto de Telmo Schmitz


A rua Gustavo Wienandts interrompida

Polícia Rodoviária de Cruzeiro do Sul monitorando a interrupção da RS 130 em Palmas /São-José
Foto de Júlio Gerhardt


Transtornos até na agricultura, onde produtores de leite tiveram a sala de ordenha invadida pela água.
Foto de Júlio Gerhardt


Ponte da rua Maurício Cardoso com a Presidente Vargas está interditada
Foto de Júlio Gerhardt

Trânsito ficou complicado no centro
Foto de Júlio Gerhardt

Águas inundaram obras de supermercado no centro
Foto de Solano Linck


Vista do edifício Peróla I no centro
Foto de Andressa Friedrich


Funcionários das empresas atingidas pela enchente retirando material de depósito no Bairro Aimoré
Foto de Júlio Gerhardt

Corpo de Bombeiros de Encantado fizeram o transporte de doentes com o auxílio de um bote em-Palmas / São José
Foto de Júlio Gerhardt

Estradas no interior completamente tomada pela água.
Foto de Telmo Schmitz
Parece postagem repetida mas infelizmente, não é. Em virtude do grande volume de chuvas em apenas dois dias, o Vale do Taquari está novamente sofrendo com as cheias.

Vale do Taquari contabiliza 950 famílias desabrigadas

Já são mais de 950 famílias desalojadas ou desabrigadas na região em virtude da enchente desta quinta-feira. Conforme o levantamento do coordenador regional da Defesa Civil do Vale do Taquari, Major Vinícuis Renner, 954 famílias de dez diferentes municípios foram removidas de seus lares. Encantado foi a cidade mais atingida, com 400 famílias removidas.

Em Muçum foram 200, seguido de Arroio do Meio (80), Roca Sales (70), Colinas (63), Estrela (53), Lajeado (40), Cruzeiro (39), Bom Retiro do Sul (6) e Venâncio Aires (3). Como algumas famílias ainda estão em situação de risco, os números podem subir nas próximas horas. A boa notícia é que desde às 14h o nível do Rio Taquari, em Encantado, vem baixando, sendo que às 16h, houve redução de 10 cm. Na Portobrás em Estrela, o nível das 16 era de 26m30cm, com aumento de 20 cm em relação às 15h.

Informações são do site da Rádio independente de Lajeado.


Tirei algumas fotos hoje (21/07/11) perto do meio dia e a situação não era nada agradável de se ver. Com o alagamento de algumas ruas, o trânsito no centro de Lajeado, que já é caótico, só piora....
Esse é o Parque Professor Theobaldo Dick, no centro da cidade em uma foto que tirei a duas semanas atrás...
Esse é o mesmo local hoje....

O rio Taquari que banha o vale, em seu leito normal...
Foto de hoje tirada às 16h30min...
Mais algumas fotos do centro de Lajeado, essa é a rua Bento Gonçalves às 12h30min...
Rua João Batista de Mello, no mesmo horário...
Rua João Abbott....
Rua Santos Filho, ao lado do Genes Work Shop...
Rua João Batista de Mello, ao lado do STR...
Em Arroio do Meio, a água fez muita gente sair de casa as pressas....

Fechou a rua Gustavo Wienandts...


quarta-feira, 20 de julho de 2011

Você abre o aplicativo e aparece aquela mensagem que a licença expirou... O que fazer?
Adicionar imagem
A solução direto do site da Adobe Systems Inc.


Erro "O licenciamento deste produto expirou" ao iniciar o aplicativo CS4 ou CS5

PROBLEMA


Quando você tenta iniciar um aplicativo do Creative Suite 4 (CS4) ou Creative Suite 5 (CS5), você recebe o erro "O licenciamento deste produto expirou", "O número de série usado para ativar este produto expirou", ou "Número de série inválido. O número de série parece ser inválido".

Isso pode ocorrer depois de o aplicativo ter sido executado com êxito por algum tempo, ou quando você o inicia pela primeira vez.

MOTIVO


Há três situações que podem causar esse erro:

  • Você participou de um programa de versão preliminar e o número de série da versão preliminar ainda está armazenado no computador. Os números de série de programas de pré-lançamento expiram quando o programa de versão preliminar termina.
  • Você instalou uma versão de prova do aplicativo no computador, que expirou.
  • O número de série foi desativado pelo Serviço ao Cliente da Adobe. Isto pode ocorrer quando você solicita um novo número de série ao Serviço ao Cliente da Adobe.

SOLUÇÕES


Solução 1 (CS5): insira um novo número de série quando solicitado.

Se a licença de um aplicativo CS5 expirou, o aplicativo solicitará a inserção de um novo número de série. Quando solicitado, insira o número de série do produto comprado.

Solução 2: atrase o relógio de sistema, inicie o aplicativo e apague o número de série de expiração armazenado.

  1. Atrase o relógio de computador até primeiro de janeiro de 2006.
  2. Inicie o aplicativo afetado, ou qualquer aplicativo dentro do pacote do Creative Suite afetado.
  3. Vá para a Ajuda > Desativar e marque a opção APAGAR ESTE NÚMERO DE SÉRIE (CS4) ou DESATIVAR PERMANENTEMENTE (CS5).
  4. Saia o aplicativo.
  5. Inicie aplicativo.
  6. Quando solicitado, insira o número de série do produto comprado.

Solução 3: exclua o PCD e arquivos de banco de dados de maiúscminúsc, e reinstale.

  1. Desinstale o aplicativo ou pacote inteiro do Creative Suite. Para desinstalar no Windows, use o recurso Adicionar ou remover programas. Para desinstalar no Mac OS, navegue até uma pasta de aplicativo (por exemplo, /Application/Adobe Photoshop CS4) e clique duas vezes no atalho Desinstalar (por exemplo, Desinstalar o Adobe Photoshop CS4).
    Importante: antes de desinstalar o software, certifique-se que tenha a mídia de instalação para reinstalá-lo. A mídia de substituição não está disponível para versões anteriores do software Adobe.
  2. Exclua as seguintes pastas:
    Windows:
    \Arquivos de programas\Arquivos comuns\Adobe\Adobe PCD
    \Arquivos de programas\Arquivos comuns\Adobe\caps
    \Arquivos de programas\Arquivos comuns\Adobe\backup
    Mac OS:
    [unidade de inicialização]/Biblioteca/Suporte de aplicativos/Adobe/Adobe PCD
    [unidade de inicialização]/Biblioteca/Suporte de aplicativos/Adobe/caps
    [unidade de inicialização]/Biblioteca/Suporte de aplicativos/Adobe/backup
    OBSERVAÇÃO:Essas pastas estão localizadas na pasta de Biblioteca na raiz da unidade de inicialização, não na pasta de Biblioteca na pasta inicial do usuário.
  3. Reinstale o aplicativo ou pacote do Creative Suite, e insira o número de série do produto comprado.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS


O erro "A licença deste produto expirou" não está relacionado ao erro "O licenciamento deste produto parou de funcionar". Uma licença expirada significa que um número de série, que não é mais válido, ainda está armazenado no arquivo de banco de dados pcd.db. O número de série válido que você recebeu com o produto comprado não substituiu o número de série expirado durante o processo de instalação. Remover o número de série expirado atrasando o relógio de computador e apagando o número armazenado pelo menu Desativação, ou excluindo o arquivo pcd.db, permitirá a inserção do número de série válido.

O erro "O licenciamento deste produto parou de funcionar" está relacionado ao componente de ativação do software Creative Suite 4, especificamente a um problema com o Serviço FlexNet. (O software Creative Suite 5 usa um componente de ativação diferente.) Consulte estes documentos para encontrar soluções para resolver este determinado erro:

Subscribe to RSS Feed Follow me on Twitter!