quarta-feira, 10 de julho de 2013

FUNÇÃO LÓGICA SE

          Retorna um valor se uma condição que você especificou avaliar como VERDADEIRO e um outro valor se for avaliado como FALSO. Use a função SE para criar testes condicionais sobre valores e fórmulas.

Sintaxe      =SE(teste_lógico;valor_se_verdadeiro;valor_se_falso)

Teste_lógico: é qualquer valor ou expressão que possa ser avaliado como VERDADEIRO ou FALSO. Por exemplo, A10=100 é uma expressão lógica; se o valor da célula A10 for igual a 100, a expressão será considerada VERDADEIRO. Caso contrário, a expressão será considerada FALSO.

Valor_se_verdadeiro: é o valor retornado se teste_lógico for VERDADEIRO. Por exemplo, se essa condição for um determinado valor e o argumento teste_lógico for considerado VERDADEIRO, a função SE fará o cálculo determinado pelos critérios. Se teste_lógico for VERDADEIRO e valor_se_verdadeiro for vazio, o argumento retornará 0 (zero).

Valor_se_falso: é o valor retornado se teste_lógico for FALSO. Por exemplo, se esse argumento for um determinado valor que não atende a condição e o argumento teste_lógico for considerado FALSO, a função SE exibirá o segundo argumento da fórmula.




Exemplo: =SE(B3>=10000;"B3*$E$3;0) 

Onde:
= (Sinal de Igualdade): Sempre inicia as fórmulas do Excel
SE - É a função usada no cálculo
B3 - É o endereço onde o Excel fará a leitura do valor
>= (Maior ou igual a) São os operadores de comparação
10000 – É a condição de cálculo
; (Ponto e vírgula) o primeiro, significa “então”
 B3*$E$3 - é o cálculo que deverá se executado se a condição for atendida, Valor_se_verdadeiro 
; (Ponto e vírgula) o segundo, significa “senão”
0 (zero) é o valor que deverá ser exibido se a condição não for atendida, Valor_se_falso.

Como se lê essa fórmula então? Lê-se assim:
Se o conteúdo da célula B3 for maior ou igual a 10000, então multiplique o valor da célula B3 por E3, senão retorne 0 (zero)

Observações:
Sempre que o Excel deverá retornar um texto, este deverá aparecer na fórmula entre aspas (“texto qualquer”). O programa retornará exatamente o que estiver entre aspas, inclusive se for uma sequência numérica. É permitido espaços em branco no texto que estiver entre aspas. Mas não deixe espaços em branco na fórmula entre os operadores, critérios e argumentos.

0 comentários:

Subscribe to RSS Feed Follow me on Twitter!