sábado, 21 de março de 2015

Você está aí lendo o Blog Coizaradas na boa (thanks), usa vários aplicativos ao mesmo tempo, acessa a internet, envia e-mails, escuta música e roda programas de fotos e artes gráficas... mas quem é o responsável pela distribuição de funções por milhares (ou milhões) de cálculos para que seu smartphone, laptop ou computador de mesa faça tudo isso? Ele mesmo, o processador. vamos vê-lo bem de pertinho?


A parte azul no meio é o chip real . Ele precisa ser removido, a fim de inspecionar ainda mais a CPU. 
Curiosidade: Este processador é mais velho que alguns usuários do Reddit (2000)

O verso da placa de circuito "Up Skirt Shot" que contém a CPU . Cada pino que você ver deve ser ligado a uma almofada sobre o chip de silício.
Também pode ser a parte mais chata e estressante de construir seu próprio PC.


Uma serrinha elétrica vem bem a calhar de vez em quando.


Um pedaço do chip do processador cortado....


Esta é a peça que saiu . Foi invertida para que o lado que você vê, originalmente voltada para a placa de circuito. Cada pontinho contém um bloco de metal que liga o interior do chip aos fios na placa . 
Estamos começando a dar ZOOM neste ponto , prepare-se para as coisas boas.

Esta é uma parte do processador . O lado que você está vendo é voltada para a placa de circuito de plástico. 
Cada pequeno orifício é um bloco de metal que liga o interior do chip a um conector  microscópico de chumbo na placa de circuito eletrônico.


Olhando mais de perto, podemos começar a ver alguma estrutura dentro dos furos.
  Prepare-se para uma série de tubos.

Um processador contém muitas camadas de fios metálicos , a fim de ligar os transistores na superfície do chip de silício em unidades. As camadas metálicas são claramente visíveis através dos pequenos orifícios no chip . 
 Além disso , alterando o foco do microscópio, podemos ver múltiplas camadas no interior de cada furo.

Foco na camada de cima...

Foco na camada do meio

Foco na camada bem de baixo...


Você está olhando para o chip do processador de lado. Na parte superior da imagem que você vê as pastilhas de metal que já foram conectados a cabos na placa de circuito quando o chip foi colada a face para baixo .


Nós ainda não dá pra ver muita coisa. O material brilhante entre as pastilhas de metal é provavelmente algum tipo de polímero utilizado para preencher o espaço.


Partimos para obter mais detalhes na superfície do chip de silício (parte inferior da imagem . O Si começa em algum lugar na parte inferior da grande bolha de metal). A textura do enchimento de polímero ( ao lado da bolha de metal ) pode ser devido a algo que está sendo misturada no polímero para aumentar a sua condutividade térmica .


Começamos a ver algo abaixo da gota ( blob) de metal (Sim, blob é o termo científico quando você está lidando com a feitiçaria). As linhas verticais que são pouco visíveis seria as várias camadas de fios metálicos. À direita, você vê a mesma estrutura, mas de outro ângulo, uma vez que o corte muda de direção.


Neste ponto, as camadas são claramente visíveis. Veja cerca de seis camadas de metal na imagem


O tamanho padrão da camada de metal mais abaixo é de cerca de 200-250nm . Uma vez que o P- III começou no processo de 250nm , mas desenvolveu-se em 180nm (de acordo com a wikipedia).
A camada de transistor deve ser razoavelmente perto da menor camada de metal visível na imagem 




Agora vamos fazer um exercício de imaginação:

Imagine uma civilização em outro planeta com 1 milhão de anos de alta tecnologia acumulada. Eles não seriam capazes de viajar pelo espaço na velocidade da luz? Não seriam capazes de descobrir formas de viajar milhões de anos-luz em dias ou horas? Não seriam capazes de descobrir uma dobra no tempo e voltar ao passado? De colonizar outros planetas?

Seríamos para eles os homens das cavernas do planeta Terra em pleno ano terrestre de 2015....
Seria necessário escrever uma enciclopédia inteira pra contar a história de cada foto, então apenas um resumo em cada uma dela...

40 Photos that changed the world
Em 2009, um homem afegão oferece chá a um soldado americano perto de Cabul no Afeganistão.
Um soldado do Exército de Libertação Povo (SPLA), no Sudão durante um ensaio para a cerimônia do Dia da Independência , em julho de 2011.
Os membros da família se abraçam logo depois de um tornado devastador no Alabama. Março de 2012.
Em 1993, Kevin Carter documenta fome e a pobreza extrema no Sudão. Na foto, um abutre espera e persegue pacientemente uma criança até ela morrer... chocante demais.

Em 2007, Terri Gurrola se reencontra com sua filha depois de servir no Iraque por 7 meses. Gurrola serviu como médico perto de Ramadi.

Multidões se reúnem no Muro de Berlim derrubado em novembro de 1989.

Em junho de 1963, Thích Quảng Đức acende fogo em si mesmo em protesto contra o governo opressivo Diem no Vietnã do Sul.
O presidente Bush recebe a notícia dos ataques de 11 de setembro, enquanto visita uma escola na Flórida.
O refugiado kosovar Agim Shala de apenas 2 anos, é passado através de uma cerca de arame farpado nas mãos dos avós em um acampamento administrado por Emirados Árabes Unidos em Kukes, Albânia.

Um bebê japonês de quatro meses de idade, traz luz depois do desastre que foi o tsunami março de 2011, que custou milhares de vidas.
Cristãos e muçulmanos dão as mãos em solidariedade durante os levantes Cairo em janeiro de 2011.


Bill Iffrig de 78 anos se deita no chão após a bomba na Maratona de Boston em 2013.

Dorothy Counts encontrou muitas adversidades em 1956, enquanto fazia o seu caminho para a escola para brancos, recentemente integrado em Charlotte, Carolina do Norte. Depois de dias de assédio e humilhações, ela foi forçada a retirar-se da escola, mesmo tendo garantido por lei esse direito.
Akan Ito chora entre os escombros de Natori, Japão. Em 2011, um tsunami dividiu a cidade ao meio.

Um homem se joga do World Trade Center em 11 de setembro de 2001. As fotos das pessoas mortas que se lançaram do edifício foram terminante proibidas pelo governo.
Em 1980, um missionário de mãos dadas com um menino morrendo de fome no distrito de Karamoja, Uganda .
Em 1968, durante a missão Apollo 8, o astronauta William Anders capturou com suas lentes o "nascer da Terra". Tem sido descrito como a "fotografia ambiental mais influente já feita"

Terezka , uma menina que cresceu em um campo de concentração , choca conselheiros em um "Centro de Atendimento à Crianças Perturbadas" quando ela desenha um retrato de sua "casa" na Polônia.
John F. Kennedy Jr. saúda seu pai morto, em novembro 1963 no funeral de Estado do JFK.

Obama, Clinton, Biden e membros da equipe de segurança nacional recebem a notícia da captura e morte de Osama bin Laden, em maio de 2011.
Horace Greasely confronta Heinrich Himmler, sendo um prisioneiro alemão do campo de guerra na década de 1940. Greasely escapou mais de 200 vezes; ele estava apaixonado por uma mulher alemã.

Dono de boate Jack Ruby atira Lee Harvey Oswald , o homem que (supostamente) assassinou JFK, em 22 de novembro de 1963 ..
Em 1965, foi mostrada uma foto chamada "How Life Begins" e é uma das primeiras fotos tiradas com o endoscópio.

 Em maio de 2005, a Mars Rover da NASA apresenta o mundo com uma visão de Marte ao anoitecer. .
Um homem chora no memorial de 9/11.
Primeiro contato físico da Apollo 11 e tripulação com a lua, em julho de 1969.

Um homem sul-coreano chora quando se despede de seu parente norte-coreano

Vencedor da medalha de Bronze John Carlos faz uma saudação ao black power nos Jogos Olímpicos da Cidade do México, em 1968.

Um homem chinês em frente aos tanques de guerra na Praça Tiananmen , em Junho de 1989 .


Annette Kellerman promove o direito das mulheres ao usar trajes de banho em 1907. Ela foi mais tarde presa por indecência e atentado ao pudor. Se eles vissem hoje as meninas de treze anos e suas roupas....
Prisioneiros de campos de concentração deixam seus rastros espectrais através de arranhões de unhas, como visto ao longo desta câmara de gás.
Um soldado russo tocando um piano abandonado na Chechênia em 1994.
Um sobrevivente de Pearl Harbor desconsolado, abraça um companheiro (da Guerra no Iraque), em julho de 2004.


Após a tempestade tropical Hannah que destruiu o Haiti em 2008 , um jovem resgata um carrinho de bebê .

As sepulturas do século 19 de uma mulher católica e seu marido protestante mostraram que não há poder ou religião que puderam separá-los. Isso foi na Holanda.


Um veterano russo chora diante de um tanque soviético usado durante a Segunda Guerra Mundial.

Robert Capa imortaliza o tratamento às mulheres francesas, que se acreditava terem sido colaboradores nazistas durante a libertação, em 1944, na França.

Bobby Moore abraça Pele no final da Copa do Mundo de 1970 World.

Robert Capa captura a imagem de um soldado que emerge das águas no Dia-D.
O zepelin Hindenburg pega fogo e cai em 06 de maio de 1937.
Subscribe to RSS Feed Follow me on Twitter!