quarta-feira, 11 de maio de 2016

Lajeado no Rio Grande do Sul fica a 100 quilômetros de Porto Alegre e é bem atendida por rodovias importantes que ligam a cidade também ao norte do Estado. Sua economia é baseada na indústria e serviços e tem 90km² de área, praticamente não existe interior e nem áreas rurais. A agricultura existe basicamente para consumo dos próprios minifúndios. Tem em torno de 78 mil habitantes e uma densidade demográfica parecida com a cidade do Rio de Janeiro.

Hoje se percebe uma crescente urbanização e verticalização nas áreas centrais e muitas casas antigas já deram lugar a modernos e altos edifícios.

Lajeado pertence ao Vale do Alto Taquari e é conurbada com as cidades de Estrela e Arroio do Meio, onde apenas limites naturais marcam as extensões de cada município, pois não existe área rural entre eles.

Essa aí de baixo é a rua onde moro.
 Aos poucos a skyline vai mudando e a cidade tomando ares de cidade grande...mas ainda as pessoas se conhecem e se cumprimentam nas ruas e com frequência ouvimos pessoas falando no dialeto alemão, pois essa é uma região de colonização alemã.
Na cidade ainda tem um shopping na beira da BR 386, muitas lojas e concessionárias de carros e motos, muitas indústrias de grande porte e lojas de rede. Foi considerada pela FIRJAN em recente divulgação de estudos, a melhor cidade do RS para investir , pois possui uma economia muito dinâmica.

Mas nem tudo são flores.. com o  crescimento, vem também as mazelas de uma cidade grande, aumento da violência, formação de vilas nos arredores da cidade e filas nos atendimentos em postos de saúde. Mas cabe ao poder público trabalhar em conjunto e minimizar os problemas oriundos desse  crescimento tão rápido.

0 comentários:

Subscribe to RSS Feed Follow me on Twitter!