quarta-feira, 20 de julho de 2016

ESCREVENDO FÓRMULAS COM FUNÇÕES BÁSICAS

Para quem está começando no Excel, ele pode parecer difícil, muitas vezes chato ou até complicado. Mas tudo nessa vida é questão de treino e entender como as coisa funcionam. Então nessa postagem coloco aí algumas funções iniciais do Excel que podem ajudar a entender melhor a lógica de programas de planilhas, vamos lá?

Funções de uma planilha são comandos mais compactos e rápidos para se executar fórmulas. Com elas é possível fazer operações complexas com uma única fórmula. As funções são agrupadas em categorias, para ficar mais fácil a sua localização. As funções também facilitam o trabalho com planilhas especializadas. Um engenheiro pode utilizar funções matemáticas para calcular a resistência de um material. Um contador usará funções financeiras para elaborar o balanço de uma empresa. Entre as diversas funções, destacam-se:

Funções financeiras - Para calcular juros, rendimento de aplicações, depreciação de ativos etc.
Funções matemáticas e trigonométricas - Permitem calcular raiz quadrada, fatorial, seno, tangente etc.
Funções estatísticas - Para calcular a média de valores, valores máximos e mínimos de uma lista, desvio padrão, distribuições etc.
Funções lógicas - Possibilitam comparar células e apresentar valores que não podem ser calculados com fórmulas tradicionais.

A escolha de um ou outro tipo de função depende do objetivo da planilha. Por isso, a Ajuda do programa de planilha é um valioso aliado. Ela contém a lista de todas as funções do programa, normalmente com exemplo. Ao invés de digitar todos os endereços e listas enormes constantes no cálculo, simplificaremos com uma fórmula usando uma função básica.
Vejam esse exemplo, seria uma fórmula enorme e totalmente  dispendiosa.... Então ao invés de digitar todos os endereços (B3+B4+B5.....) usaremos uma função pra simplificar as coisas....

Funções Básicas: Funções são instruções que foram pré-definidas pelo Excel para facilitar a operação de cálculos com fórmulas. O Excel possui mais de 300 funções, mas usa-se menos de dez por cento no trabalho diário.

Função SOMA: executa a soma dos valores do intervalo especificado. Exemplo:

onde:
=    :  inicia a fórmula
soma   :  é a função que deverá ser executada pelo Excel
(B3:B7) : é o intervalo da soma, ou seja, o Excel deverá realizar a soma dos valores que estão da célula “B3” até “B7”.  Pressione a tecla Enter para obter o resultado.

Quando a digitação de uma função é iniciada o Excel 2010 exibe uma lista suspensa e sugere nomes de funções que também iniciem com a letra digitada.
Você pode continuar a digitação ou clicar no nome sugerido caso esteja na lista.


Função MÉDIA: executa a média aritmética nos valores do intervalo especificado.


onde:
=    :  inicia a fórmula
média   :  é a função que deverá ser executada pelo Excel
(B3:B7) : é o intervalo do cálculo, ou seja, o Excel deverá realizar a média dos valores que estão da célula “B3” até “B7”.  Pressione a tecla Enter para obter o resultado.



Função MÁXIMO: Procura o maior valor no intervalo especificado.



onde:
=    :  inicia a fórmula
máximo   :  é a função que deverá ser executada pelo Excel
(B3:B7) : é a área do cálculo, ou seja, onde o Excel deverá realizar uma busca pelo maior valor constante  no intervalo entre  “B3” até “B7”. Pressione a tecla Enter para obter o resultado.


Função MIN: Procura o menor valor no intervalo especificado.

onde:
=    :  inicia a fórmula
min  :  é a função que deverá ser executada pelo Excel
(B3:B7) : é a área do cálculo, ou seja, onde o Excel deverá realizar uma busca pelo menor valor constante  no intervalo de  “B3” até “B7”. Pressione a tecla Enter para obter o resultado.

OBSERVAÇÕES:
A fórmula pode ser escrita com letras minúsculas ou maiúsculas, com ou sem acentuação gráfica.
Quando for usada uma função no cálculo, faz-se necessário o uso de parênteses para separar os argumentos da fórmula.

-          Dois pontos ( : ) significa ATÉ e ponto-e-vírgula ( ) significa nas fórmulas do Excel. 


 FUNÇÃO LÓGICA SE

          Retorna um valor se uma condição que você especificou avaliar como VERDADEIRO e um outro valor se for avaliado como FALSO. Use a função SE para criar testes condicionais sobre valores e fórmulas.

Sintaxe      =SE(teste_lógico;valor_se_verdadeiro;valor_se_falso)

Teste_lógico: é qualquer valor ou expressão que possa ser avaliado como VERDADEIRO ou FALSO. Por exemplo, A10=100 é uma expressão lógica; se o valor da célula A10 for igual a 100, a expressão será considerada VERDADEIRO. Caso contrário, a expressão será considerada FALSO.

Valor_se_verdadeiro: é o valor retornado se teste_lógico for VERDADEIRO. Por exemplo, se essa condição for um determinado valor e o argumento teste_lógico for considerado VERDADEIRO, a função SE fará o cálculo determinado pelos critérios. Se teste_lógico for VERDADEIRO e valor_se_verdadeiro for vazio, o argumento retornará 0 (zero).

Valor_se_falso: é o valor retornado se teste_lógico for FALSO. Por exemplo, se esse argumento for um determinado valor que não atende a condição e o argumento teste_lógico for considerado FALSO, a função SE exibirá o segundo argumento da fórmula.

Exemplo: =SE(B3>=10000;"B3*$E$3;0)


Onde:
= (Sinal de Igualdade): Sempre inicia as fórmulas do Excel
SE - É a função usada no cálculo
B3 - É o endereço onde o Excel fará a leitura do valor
>= (Maior ou igual a) São os operadores de comparação
10000 – É a condição de cálculo
; (Ponto e vírgula) o primeiro (;) significa então
 B3*$E$3 - é o cálculo que deverá se executado se a condição for atendida, Valor_se_verdadeiro 
; (Ponto e vírgula) o segundo (;) significa senão
0 (zero) é o valor que deverá ser exibido se a condição não for atendida, Valor_se_falso.

Como se lê essa fórmula então? Lê-se assim:
Se o conteúdo da célula B3 for maior ou igual a 10000, então multiplique o valor da célula B3 por E3, senão retorne 0 (zero)

Observações:
Sempre que o Excel deverá retornar um texto, este deverá aparecer na fórmula entre aspas (“texto qualquer”). O programa retornará exatamente o que estiver entre aspas, inclusive se for uma sequência numérica. É permitido espaços em branco no texto que estiver entre aspas. Mas não deixe espaços em branco na fórmula entre os operadores, critérios e argumentos.



NOMEANDO INTERVALOS

Você pode usar os rótulos de colunas e linhas em uma planilha para se referir às células dentro delas. Pode, também, criar nomes descritivos para representar células, intervalos de células, fórmulas ou valores constantes. Os rótulos podem ser usados em fórmulas que se refiram a dados da mesma planilha; se você desejar representar um intervalo em outra planilha, use um nome. Para nomear um intervalo, selecione esse intervalo de células ou as seleções não-adjacentes que você deseja nomear. Clique na caixa de nome de digite um nome para o intervalo selecionado.




Porque nomear um intervalo?  Porque nos poupa tempo no momento da digitação de uma fórmula.

 A formula sem o intervalo nomeado seria assim:
=soma(F3:F13)
 Com o intervalo nomeado fica reduzida a: =soma(ven)

Escolhemos o nome Ven para o intervalo selecionado onde aparecem os valores de venda. Observe na barra de fórmula que aparece o nome do intervalo e uma etiqueta indicando a existência de um nome. 

0 comentários:

Subscribe to RSS Feed Follow me on Twitter!