terça-feira, 27 de setembro de 2016

As vezes temos a impressão que os impactos e estragos causados por uma péssima administração vão se prolongar e deixar marcas por décadas. No Brasil parece que a prioridade da escola não é formar seres pensantes mas pessoas manipuladas pelas circunstâncias e por interesses diversos, e bem menos interesse na formação e preparação para o trabalho e para a vida em sociedade.

Enquanto em países asiáticos como a Coréia do Sul ou Japão, os alunos do ensino fundamental e médio já conseguem resolver problemas matemáticos complexos, no Brasil parece que a prioridade é decidir se menino pode usar saia ou não. Tudo com a intenção de desviar o foco para assuntos irrelevantes e deixar a educação e a formação em segundo plano, E é claro, doutrinar as cabecinhas para seguir pensamentos e filosofias de teor e bases bastante discutíveis:

Sobre a Coréia do Sul:
Atualmente, a nação faz parte do G20 (grupo das maiores economias do mundo) e foi o primeiro país asiático a sediar uma cúpula desse grupo. É um dos 24 membros selecionados pela OCDE para integrar o Comitê de Ajuda ao Desenvolvimento, onde se encontram entre os países dominantes mais importantes do mundo, cuja principal missão é contribuir na ajuda ao desenvolvimento e a redução da pobreza nos países em desenvolvimento.  Sede da Samsung em Seul, a maior companhia de produtos eletrônicos do mundo.

Sua economia é liderada por grandes conglomerados conhecidos como Chaebol, incluindo as multinacionais Samsung, LG, Hyundai e Kia. As dez maiores empresas sul-coreanas são a Samsung, POSCO, Hyundai, Grupo financeiro KB, Companhia elétrica da Coreia, seguros de vida Samsung, Grupo financeiro Shinhan, LG Electronics, Hyundai Mobis e LG Chem.

O país conta com uma infraestrutura de alta tecnologia, além de ter os maiores sistemas de banda larga e fibra ótica do mundo, tendo o maior índice per capita de acesso à Internet em banda larga. Em média, as conexões de Internet no país são as de maior largura de banda do mundo (100 Mbps) e em 2012 o governo começou a investir em cabos de fibra óptica para elevar esta média para 1 Gbps. O país é também líder mundial na produção de telas em LCD, OLED e 4K. A Samsung e LG estão entre as três maiores fabricantes de televisores e telefones celulares. A Samsung é a segunda maior fabricante de eletrodomésticos a nível internacional.

A nação é um dos líderes de inovação e tecnologia, sendo o terceiro país com mais patentes registradas, atrás apenas do Japão e dos Estados Unidos. Em 2007 detinha a maior taxa de crescimento de patentes dentre os países desenvolvidos (14,8%).

Sobre o Japão:
Levando-se em conta seu produto interno bruto (PIB) nominal de 5,8 trilhões de dólares, em 2008 o Japão era a terceira economia mundial e a quarta em relação à paridade do poder de compra, estando em 4,39 trilhões de dólares, o que ocorre basicamente em decorrência da cooperação entre o governo e a indústria, de uma profunda ética do trabalho, investimentos em alta tecnologia, redução de desperdício e reciclagem de materiais e de um orçamento relativamente baixo para a defesa. Dentre as principais atividades industriais estão a engenharia automóvel, a eletrônica, a informática, a siderurgia, a metalurgia, a construção naval, a biologia e a química, com destaque para as indústrias com tecnologia de ponta nestes setores.

É líder nos campos da pesquisa científica, tecnológica, maquinária e médica. Algumas das mais importantes contribuições tecnológicas do Japão são encontrados nos campos da eletrônica, maquinaria, robótica industrial, óptica, química,semicondutores e metalurgia. O Japão é líder no mundo dos robôs industriais, sendo que mais da metade dos robôs existentes no mundo, são usados nas suas indústrias.

Principais empresas do Japão:
Arai Helmet, Canon, Casio G-Shock, Fender Japan, Fuji Heavy Industries, Fuji Xerox, Honda ( carros, motos, motores de popa e robótica), Komatsu, Makita, Mitsubishi, Mitsui, National, Nintendo, Nikken Sekkei, Nissan, Nissin, Orient (relógios), Panasonic Corporation, Pentax, Pilot Pen Corporation, Semp Toshiba, Shimano, Shiseido, Shoei, Sega, Sammy Holdings, Sigma Corporation, SKY Perfect JSAT Group, Sony, Sony BMG Music Entertainment, Sony Pictures Entertainment, Sotsu Space Communications Corporation, Sumitomo Bank, Sumitomo Heavy Industries, Toyota Industries, Toyota Motor, Trend Micro, VAIO, Instrumentos musicais Yamaha‎, Motos Yamaha‎, Sintetizadores Yamaha, Yokohama Rubber Company e milhares de outras,...

0 comentários:

Subscribe to RSS Feed Follow me on Twitter!