sexta-feira, 31 de março de 2017

Expectativa é de confirmar vida alienígena nos exoplanetas recém-descobertos!


A recente descoberta de um sistema solar com sete exoplanetas do tamanho da Terra, a uma distância de 40 anos-luz, antecipou a necessidade da NASA de fazer um protocolo caso tenha que anunciar ao mundo a existência de vida extraterrestre.

Os sete planetas semelhantes ao nosso encontram-se na constelação de Aquário, no sistema de uma estrela anã-vermelha do tamanho de Júpiter, conhecida como TRAPPIST-1. Esses planetas estão muito mais próximos de sua estrela que a Terra, e por isso possuem as condições necessárias para conter água em estado líquido.

Para ler a reportagem completa, acesse o site do Canal History.

Vamos então a um rápido exercício: suponhamos que os cálculos de astrônomos estejam corretos e existam em torno de 10 bilhões de galáxias no universo e que cada uma delas possa comportar entre 12 e 15 bilhões de planetas. Só aqui nesse minúsculo planetinha existiria vida?  Claro que não, pensar assim seria pretensão demais, não acham? 

Então porque ainda não feito contato? Por causa das distâncias e da tecnologia necessária para transpor essas distâncias que nem quilômetros são calculadas mas em anos luz. Um ano-luz é um ano viajando a velocidade da luz, que beira os 300 mil quilômetros por segundo. Não existe tecnologia terrestre que chegue nem a 1% dessa velocidade. Então se um povo distante descobriu como transpor essas distância usando wormholes (buracos de minhoca) ou dobras espaciais, nossa tecnologia não interessa à eles, com certeza.

0 comentários:

Subscribe to RSS Feed Follow me on Twitter!