quarta-feira, 5 de abril de 2017

Rola nas redes sociais muitas postagens com esse título, num tom de brincadeira e saudosismo do tipo "Me respeita que sou da época da tv com com um plástico azul na frente, pra parecer colorida".

Ou do sorvete seco, quem lembra?

Mas ainda posso afirmar pela vivência e experiências de uma infância e adolescência sem muitas regalias e comodidades, que para famílias de baixa renda nos anos 70 e 80, a situação não era muito engraçada. mas felizmente sobrevivemos, aprendemos a sermos mais responsáveis antecipadamente e assumimos compromissos que hoje são resignadas somente à pessoas adultas.

Então como seria a nossa versão do "Me respeita..."? Poderia ser assim...

Me respeita porque sou da época que:

- As crianças iam para a escola a pé, caminhando 2, 3 quilômetros faça chuva ou faça sol e quem ia de ônibus, pagava a passagem do próprio bolso.

- As médias das notas escolares eram 8 ou 7, se o aluno tirava 6,7 na média final, repetia TODAS as matérias no ano seguinte.

- Embora as famílias fossem pobres, nunca receberam bolsa-família, vale-gás, aluguel social, documentos e nem remédios de graça.

- Os adolescentes entravam no mercado de trabalho bem cedo, em torno de 14 ou 15 anos, nas mesmas funções dos adultos, nada de estágio aqui e ali e que aprendiz que não pode fazer isso e nem aquilo porque é muito jovem, E mais: trabalhava para acrescer renda e entregava parte dos salários aos pais para compras da casa.

- Criança ganhava presente na Páscoa e no Natal, nada de presentinhos e mimos todo dia.

- Criança apanhava sim quando aprontava alguma travessura. Qual a criança que já não ouviu a mãe falar num tom bem ameaçador: "Quando a gente chegar em casa, vamos ter uma conversa séria!". Talvez porque o Estado não se metia tanto na educação dos filhos e também não existiam as "Xuxas" da vida, querendo ensinar a educar as crianças de forma totalmente equivocada. Uma palmadinha as vezes resolvia muita coisa e evitava males maiores.

- A gente resolvia intrigas com colegas no final da aula. Lá fora. Já fui pra casa muitas vezes com o uniforme da escola sujo e até rasgado. Os pais davam um xingão e ficava por isso mesmo. No outro dia estávamos todos jogando bola de novo no campinho ao lado da escola. Hoje quando uma criança chega em casa com algum arranhadinho no braço,  chamam a diretoria da escola, a polícia, conselho tutelar, advogados e levam a criança num psicólogo. Muita frescura! Amanhã as crianças estarão brincando juntas e os pais brigando nas audiências no fórum.

- Nada de tv a cabo com 6459 canais! Era a Globo (aqui no RS era a TV Gaúcha que depois virou RBS), era o SBT, a tv Difusora (depois comprado pelo Grupo Bandeirantes, agora Band RS) , a tv Guaíba (que agora é a Record RS) e a tv Piratini (que agora é a TV Cultura). E só. Uma antena parabólica era cara demais pra quem mal conseguia sustentar a casa. Então nadica de NetFlix, Sky, NET,.... ¯ nada, nada nada ¯

- Nem vamos entrar no mérito das tecnologia e dos gadgets que hoje fazem parte da rotina das pessoas, entre laptops, smartphones, MP4 players e tudo mais. Naquela época quem tinha um video-cassette era milionário!

Você lembrou de algo inesquecível da sua infância? Escreve aí nos comentários. Abraços a todos que acessam o blog Coizaradas.





segunda-feira, 3 de abril de 2017

Segunda feira é aquele dia que é melhor não fazer muito cálculo, não olhar pra frente... só trabalhar e esperar a quinta feira dar as caras. Sim, porque quinta já desponta no horizonte aquela luzinha do final de semana.

Enquanto a quinta e sexta não chegam, um pouco de humor para você encarar de frente a arrastada segunda. O piro do Facebook está aqui nessa compilação de bobagens...


















Eles estão em todo lugar...




Essa rede de joalherias da Austrália poderia ter escolhido outro nome...











Eu achei que aquela florzinha vermelha tá um pouco virada para a esquerda...



Veja o absurdo que os chineses falam da carne brasileira...






Subscribe to RSS Feed Follow me on Twitter!