sexta-feira, 28 de abril de 2017

Um amigo instigou minha curiosidade nessa semana que está terminando. Afirmou de pés juntos que a Yamaha está trazendo de volta (?) um grande sucesso de público e crítica dos anos 80 e 90 às nossas ruas: A RD 350, a famosa viúva-negra.

Quem gosta de motos e tem mais de 5 anos de idade já ouviu falar da bichinha. Uma moto leve, com um motor que beirava os 50hp e andava muito , só que nas versões mais antigas (como a foto abaixo) ela não tinha freios suficientes para parar e como consequência deixou muita gente esfolada ou pior, Por isso o apelido medonho de viúva-negra.


Mas nas versões mais modernas, ganhou novos pneus sem câmera e novos freios a disco mais modernos e mais potentes e o apelido continuou para a fama da motoca.

Ao chegar em torno dos 5000 giros, abria a válvula chamada YPVS que injetava mais  combustível e a RD levantava da roda dianteira, tamanha a potência desse compacto motor de dois tempos. Andando a 130 por hora, já tranquei o motor de uma dois tempos e precisei de muita destreza para parar e não cair,.. Só trancou o motor, entortou e quebrou biela e rachou a carcaça do motor. Só isso.... e eu tentando parar numa estrada movimentada....pensa no sufoco!





Na arrancada, deixava muita moto grande para trás, inclusive a CBX 750 F da Honda que era sua grande rival, embora de tecnologia e construção totalmente diferente.



A nova RD 350 seria essa... Veja as fotos e comente se gostou ou não...



Não é oficial de fábrica, a Yamaha não confirma a retomada de produção da RD 350 e essa é uma fotomontagem, E como seria uma RD 350 com motor 4 tempos? Motores dois tempos que queimam óleo junto da gasolina não são mais fabricados por serem muito poluidores. Seria uma RD 350 de 4 tempos e injetada? Duvido.

Então encontrei mais fotos da RD 350 que "com certeza" vai voltar a ser fabricada.... SQN!

Essa é bonita, não?
 Ah.. e essa também "com certeza" vai ser fabricada...SQN 2!

Encontrei isso também... Até a RD 500, a clássica, a monstra de 500cc e V4 de dois tempos voltará?

Olha aí mais montagens...Essas são muito show....


Então minha gente, acredito eu que a Yamaha prefere deixar os grandes ícones no passado e investir em lançamentos como a R3. Melhor isso do que ficar entre a cruz e a espada de relançar a RD 350 para a alegria de alguns e provocar a ira de outros que consideram uma heresia a RD 350 de quatro tempos e toda modernosa,

Essa é minha opinião pessoal, não tenho contato com a fábrica e nem informações privilegiadas,
Dê sua opinião, deixe seu comentário que eu publico.
Subscribe to RSS Feed Follow me on Twitter!